FANDOM


Wiki-wordmark.png

Os Padrões para Personagens são feitos simplesmente para orientar os usuários para que eles não cometam gafes de inverter o nome entre duas das categorias do infobox e manter o padrão sincronizado da wiki. As pessoas também podem selecionar diretamente cores para os personagens que irão criar e se identificar facilmente dentro dos padrões.

Padrões.png

Como evitar criar uma Mary Sue

Uma "Mary Sue" (ou "Gary Stu" para os homens) é uma personagem que é exageradamente perfeita. Geralmente encontradas em fanfictions, essas personagens são quase invencíveis, multitalentosas ao extremo e amadas por todo mundo, exceto pelos leitores. A definição de Mary Sue é praticamente aquela personagem loira dos olhos azuis, inteligente, rica, que tem as melhores roupas, nunca precisou trabalhar para conseguir nada e é onipotente, onipresente e onisciente. Muitas vezes, a Mary Sue representa a versão idealizada do autor - ou a própria autora projetada no mundo da ficção original, também conhecida como "canon". Os leitores podem facilmente detectar esse fato. Continue lendo para obter instruções detalhadas de como evitar que essa personagem irritante apareça no seu trabalho.

Conhecendo bem as estórias

  1. Tente não ir de acordo com o que você ouviu falar ou viu em dois ou três episódios. Se você não pode assistir à temporada inteira ou ler toda a série, é para isso que serve a internet. Pesquise sobre o fandom.
  2. Evite fazer seu personagem ser parente de um personagem canon. Embora alguns personagens canon tenham passados vagos que podem ser manipulados, um traço frequente e reconhecido (embora não obrigatório) de uma Mary Sue é ser, de alguma forma, parente de um personagem canon, principalmente de um que já possui um passado fortemente estabelecido. Seus leitores podem achar difícil acreditar que um personagem canon possui uma irmã na qual nunca mencionou um um filho do qual não lembra.
  3. Faça seu personagem ser parte do elenco, talvez até mesmo uma parte bem pequena. Seu personagem original não deve ser constantemente o centro do universo. Deixe os outros personagens terem momentos longe do personagem novo onde não conversam ou pensam sobre ele.
  4. Deixe os personagens canon compartilharem os holofotes com seu personagem. Lembre por que eles estão ali. Os seus leitores querem ler sobre os personagens canon, é por isso que você está escrevendo uma fanfiction.
  5. Escolha um nome realista. Faça questão do nome escolhido se encaixar com o fandom. Por exemplo, não faça um personagem de Harry Potter se chamar Trixiebella Arwen, ou um elfo de Senhor dos Anéis se chamar Jane. Existem diversos sites online onde você pode pesquisar nomes para ter certeza de que se encaixam com o seu fandom escolhido.
    • Sites de nomes de bebês é um bom lugar onde começar, mas não exagere. Nomes como "Angelica Rowanna Marybelle Devenish" são ridículos e nada realistas. Também não use características como cor do cabelo ou traços faciais, pois a maioria das crianças é nomeada ao nascer.
    • Não use o seu próprio nome ou uma variação dele. Isso só grita "Mary Sue" aos leitores.

Dando defeitos ao seu personagem

  1. Dê ao seu novo personagem alguns defeitos de verdade. Impaciência, obsessão com aparência e dificuldade em fazer amigos são exemplos de defeitos de personagem. Devem ser defeitos que proporcionam consequências reais ao personagem na vida dele ou dela e que fazem a estória avançar.
  2. Faça as coisas serem difíceis para seu novo personagem. Uma das coisas mais irritantes nas Mary Sues é como as coisas são fáceis para elas: habilidades de luta, talentos especiais, relacionamentos fortes, poderes especiais que aparecem bem na hora de salvar o dia etc. Se a sua personagem tiver que se esforçar e lidar com problemas de verdade, os leitores começarão a se identificar. Se ela fizer tudo perfeitamente sem nenhuma adversidade real, começarão a odiá-la.
  3. Evite fazer o personagem mostrar características parecidas com as suas. Se você fizer isso, pode então começar um diário, pois todos têm personalidades diferentes e devem ter a liberdade de escolher o que querem fazer, então não baseie as decisões dele com as suas opiniões pessoais, crenças etc. Isso faz a estória ser muito mais interessante e também faz com que a escrita seja uma jornada muito mais interessante para você, ampliando suas habilidades de escrita.

Desenvolvendo seu personagem

  1. Dê a diferentes personagens reações diferentes ao seu personagem original. Olhe para o trabalho original sobre o qual você está escrevendo. Todos os protagonistas sempre concordam ou agem da mesma forma? Certamente que não. Leve as personalidades dos personagens canon em consideração e crie reações e relacionamentos realistas com seu recém chegado.
  2. Evite deixar seu novo personagem ser o único contribuinte à solução de um dos maiores conflitos não resolvidos da ficção original. Dê a glória a um personagem já estabelecido ou faça ser um trabalho verdadeiramente em equipe.
  3. Entre cuidadosamente no quesito romance. Mary Sues estão constantemente ganhando o afeto de um personagem do qual o autor realmente gosta ou juntando dois personagens desapegados que o autor acha que deveriam ficar juntos. O romance é possível nas fanfictions, mas dê um tempo para parecer mais realista.
  4. Vá com calma. Um dos maiores defeitos de estórias de Mary Sues é que as coisas acontecem rápido demais. Provavelmente demorará um tempo para o seu novo personagem realmente se tornar próximo dos personagens canon, ou estar em uma posição onde conquista várias coisas incríveis. Vá devagar. Você pode sempre escrever uma sequência se quiser.

Dicas

  • Uma boa regra geral é, para cada 2 ou 3 características boas, faça um pequeno defeito no seu personagem. Para cada 6 a 9 boas características, faça um grande defeito. Dessa forma, o seu personagem fica equilibrado.
  • A incapacidade de fazer algo que não possui influência no dia-a-dia do personagem ou nas coisas que ele faz não é um defeito. O piloto de uma espaçonave que não canta muito bem ainda é um piloto de espaçonave perfeitamente bom. Um membro de uma família de trovadores viajantes que não canta muito bem tem um problema sério.

Cor do Cabelo

Loiro

     Loiro
     Loiro
     Loiro
     Loiro-esverdeado
     Loiro
     Loiro morango

Castanho

     Castanho
     Castanho
     Castanho
     Castanho
     Castanho
     Castanho

Ruivo

     Ruivo
     Ruivo
     Ruivo
     Ruivo
     Ruivo
     Ruivo

Rosa

     Rosa
     Rosa
     Rosa
     Rosa
     Rosa
     Rosa
     Rosa

Cor dos Olhos

Avelã

                             Avelã

Verde

                     Verde

Azul

                 Azul

Preto

         Preto
                 Preto Metálico/Acinzentado
     Ardósia Acinzentada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória